Cinema com a Nerd + Senta aqui, Vamos comentar: O Vendedor de Sonhos

18:02 Aline Santana 3 Comments

Fala aí galera, tudo bom com vocês?
Hoje a nossa conversa aqui vai ser num tom bem diferente...

 Vocês já pensaram em suicídio?

Pois é, queridos, na cabine de O Vendedor de Sonhos fui levada a pensar nisto.





Para muitos, o suicídio é a forma mais simples de se livrar do peso do mundo, aquele peso que muitas vezes não é nosso, mas nós insistimos em carregar nas costas, para outros, ele é a única solução para os seus problemas, problemas esses que nem o dinheiro os livra de ter, problema que não se restringe à classe social ou faz qualquer forma de distinção das pessoas, problemas, como os de Júlio César.

Sinopse: Adaptação do best-seller homônimo do psicoterapeuta e escritor Augusto Cury. Júlio César, um psicólogo decepcionado com a vida em geral, tenta o suicídio, mas é impedido de cometer o ato final por intermédio de um mendigo, o "Mestre". Uma amizade peculiar surge entre os dois e, logo, a dupla passa a tentar salvar pessoas ao apresentar um novo caminho para se viver.

Vocês sabiam que a cada 4 segundos, uma pessoa tenta se suicidar no mundo?

O que leva a crer que a morte é o fim da vida? e quem foi que disse que os problemas se acabam após o ponto final? É isso que o Mestre quer fazer que Júlio, psicólogo renomado e professor de universidade entendesse. Mestre, um mendigo, desacreditado por todos, cedeu então ao Júlio uma vírgula em sua história, uma oportunidade de rever seus conceitos, de reorganizar sua vida, apesar de não poder apagar o passado, dali em diante ele teria a oportunidade de construir dia após dia um futuro melhor tanto pra ele quanto pra sua família, em especial, pro seu filho,





a melodia dá o tom dramático do filme, somente de ouvi-la você poderia sentir a seriedade daquele momento, a cada cena, a melodia remetia à seriedade daquele momento (sonoplastia, tá de parabéns), então Júlio começa a seguir ao Mestre, assim como os discípulos seguiam a Jesus. No filme, o mestre tem seus seguidores que inicialmente era só mais um homem morador de rua, mas depois Júlio se junta à dupla e, logo após, um menino também se junta, não vou falar das circunstâncias que o fizeram se juntar ao grupo para não dar spoiler, mas, o importante é que ele se junta ao grupo e juntos levam a mensagem com o Mestre a diversos grupos, de diferentes classes sociais que deixa muita gente nervosa/chateada/querendo vingança, mas como é de praxe, no fim acontece o que tem de acontecer.




Amigos, estamos diante de um filme sensacional, reflexivo, cheio de psicologia, daquelas que te fazem de fato refletir, que te tiram da zona de conforto e te fazem pensar se realmente o que você tem buscado tão incessantemente é o essencial pra sua vida.

Esse texto tem muita reflexão, eu sei, bem diferente do que costumamos ver por aqui, mesmo assim, espero que tenha sido construtivo e útil pra vocês.
Não esqueçam O Vendedor de Sonhos estréia nesta quinta, nos cinemas de todo o Brasil, não percam a oportunidade de vê-lo!

Um abraço da nerd!

3 comentários:

  1. Estava ansioso por alguma crítica sobre o filme. Adorei a resenha. Agora, não vejo a hora de poder assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  2. Nossa tava ansiosa pra saber opiniões do filme, quero muito assistir! Esse é um dos poucos livros do Cury que eu ainda não li. Tenho, mas não li uahuahuhua

    ResponderExcluir
  3. Sensacional!
    Adorei a resenha e a coragem de escrever sobre um tema como suicídio.
    Parabéns.
    Já estou seguindo o blog <3
    Beijos
    leituravorazblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir