Pokémon GO: Tudo que você deve saber para viver no mundo pós-PG! (e otras cositas) PARTE 1

19:29 C. 7 Comments

Oi, leitor. Senta aqui do meu ladinho, quero te contar como tenho passado os meus dias.

Recentemente minha vida deu uma guinadinha: agora trabalho numa empresa bacana e, além disso, passo um bom tempo caçando peixes imaginários com meu celular diariamente, na esperança de conseguir guardar comigo um dragão chinês azul.

OK, isso quase parece louco pra qualquer um que não tenha entrado no completamente no mundo pós-Pokémon Go, mas minha rotina faz sentido. O jogo de realidade aumentada, desenvolvido em conjunto pela Niantic Inc., Nintendo e The Pokémon Company, é hoje um dos aplicativos mais utilizado do mundo (sim, o facebook e o tinder comeram poeira de Pokémon). Com ele, é possível capturar os monstrinhos dentro de um mapa que é a cópia do local em que o jogador está. Basicamente, a jornada de quem quer ser um mestre Pokémon começa saindo da casa de verdade. O jogo vai te fazer interagir com o mundo real, colega.

Graças ao sistema de localização dos smatphones e um banco de dados impressionante, o jogo insere os monstros de bolso em lugares da vida real. Isso possibilita encontrar qualquer bicho em qualquer lugar! (Aliás, leitor, não olhe pra trás agora. Tem um pidgey desconfiado lhe encarando) O Pokémon Go ainda se vale de marcos históricos ou artísticos das paisagens para transformá-los em "pokéstops", pontos especiais que dão prêmios aos jogadores, ou "gyms", os ginásios onde os treinadores batalham.

Tá bem, agora TEMOS QUE PEGAR!

Antes de qualquer coisa: CORRE PRA BAIXAR! O jogo, disponível para os sistemas Android e iOS, está disponível para download na Apple Store e na Google Play. Nem ocupa tanto espaço assim na memória do celular, o tamanho do arquivo é 61M. É só apagar algumas fotos de memes e as fanarts da galeria e já dá pra sair jogando... Se o seu sistema operacional for iOS a partir do 8.0 ou Android 4.4 e além.

"Olá! Eu sou o Professor Willow"
Para jogar, é necessário criar uma conta (rapidinho) . Daí você é saudado pelo Professor Willow que explica que o mundo está habitado por criaturas conhecidas como Pokémon, que podem ser encontrados em todos os cantos da Terra: em planícies, nos céus, nas montanhas, florestas ou perto da água. Ele continua dizendo que passou toda a vida estudando-os em sua distribuição regional. E finalmente pergunta: "Você vai me ajudar na pesquisa?".

Vai começar a jornada! 

(clique nas imagens para ampliar)

A partir daí você vai começar a personalizar o seu avatar. Não há muitas opções para quem, como eu, adora criar avatares. Mas, no fim, o avatar não é nem de longe a parte principal do Pokémon Go. Logo em seguida, aparecerão os famigerados "três iniciais": Charmander, Squirtle e Bulbasaur. Não faz diferença qual vai escolher, pode seguir seu coração.
[Dica: conta-se por aí que, se você seguir andando do local em que esteve sem capturar nenhum dos três iniciais, talvez encontre um Pikachu por perto. Não sei, não testei, quem me disse se esconde na internet. Fiquem à vontade para testar!]

Venonat/CP 72
O fato é que a câmera do seu celular vai passar agora a ser o "portal" que lhe permitirá encontrar os Pokémon. Você pode apontar o aparelho por aí até encontrar o monstrinho e usar as distâncias da vida real para medir a distância do pokémon, por exemplo. Como a realidade aumentada que o jogo usa permite uma interação gigantesca com os bichos, você pode se aproximar bastante dos locais precisos e capturá-los -- tudo vai depender da sua habilidade de atirador de Pokébolas.
[Dica: Quando for capturar, um círculo aparecerá na frente do bicho. Quanto menor for o círculo interior, mais fácil será de prender na bola. Se for verde, vai ser moleza. Se for de outra cor, talvez você tenha que suar um pouco.]
[Dica 2: você pode sempre ligar ou desligar a realidade aumentada (AR nas configurações do jogo) no canto superior direito. Sem ela, não precisará usar a câmera para enxergar o pokémon e evitará... caham... alguns problemas de exposição.]

Nice throw + curveball= :D
Cada Pokémon novo capturado é registrado na Pokédex, que organiza as informações de todos eles. Você pode encontrá-los também no menu "Pokémon" com o símbolo do Pikachu, que mostrará todas as suas "coletas" entre monstros e ovos (sim, haverá ovos para chocar, tal qual os jogos em outras plataformas!).
Todas as conquistas te dão algum prêmio. A captura de um pokémon, por exemplo, te dará XP (pontos de experiência) que contarão no nível do seu avatar, Stardust (uma substância importante no jogo) e candies (docinhos) de pokémon. As duas últimas recompensas são usadas para evoluir os bichinhos e aumentar os CP, ou Poder de Combate, que é a força do pokémon durante a batalha.
O habitual é conseguir 500 XP por Pokémon novo e 100 XP por captura. Se o lançamento da pokébola for muito bom (como vemos à direita, eu não sou modesta), você ganha adicionais de estilo que vão de 10 a 100 XP.
Além disso, cada captura também nos dá 100 de stardust e 3 candies específico para o pokémon caçado.

[Dica: Pegue todos os Pokémon que avistar! Quanto mais capturas, mais prêmios. Subir de nível é importante para conseguir grandes recompensas e conseguir candies e stardust fará com que você tenha bichinhos poderosos! Vá treinando seus lançamentos de bola.]
[Dica 2: Alguns pokémon são mais difíceis de prender que outros, por serem mais poderosos. Paciência. Segura na pokébola e VAI!]

Não para, não para, não para, não! (Para sim, na Pokéstop)


Os pokéstops de Recife
são sensacionais. 
As Pokéstops são, como disse acima (pode voltar para relembrar, eu espero)(obrigada por retornar) são pontos estratégicos selecionados no mapa de cada cidade e servem como "paradas especiais". Elas são identificadas no jogo por cubos azuis destacados. Ao se aproximar o suficiente na vida real, o que quer dizer entrar no círculo de alcance do avatar na plataforma virtual, o cubo se transforma em um alvo com uma foto do marco no meio. Ao girar o círculo com a foto no celular, são distribuídos prêmios (que serão comentados em um próximo post!). Depois disso, o pokéstop ficará rosa e inativo para você por cerca de cinco minutos. Utilizar uma dessas paradas também é uma conquista no jogo e também dá pontos de XP, de 50 a 100.
Também é nesse local que é possível fazer os lures funcionarem, um dos dispositivos que o jogo nos dá para atrair Pokémon para a localidade, tornando mais fácil encontrá-los. A melhor parte deste em específico é que qualquer pessoa pode ativar um lure... e qualquer um pode aproveitar o seu efeito!
É quase como se fosse um mecanismo de atração de mestres pokémon também. Você poderá identificar um lure ativo à distância: é só procurar por uma chuva de confetes rosa em formato de corações no mapa. Sim, é isso mesmo que você está pensando: os lure são legais, solidários e estilosos. Eu concordo!
[Dica: Lures só funcionam por meia hora! Ou seja: se ativar um ou encontrar um ativo, procure um banquinho ou um lugar confortável e aproveite seus efeitos o máximo possível]
[Dica 2: Você pode comprar lures na loja do aplicativo, mas o jogo vai lhe dar alguns desse de graça de acordo com seu nível de experiência. Se tiver paciência, exercite-a!]
[Dica 3: Para ser mais precisa, seus lures virão nos níveis 8, 10, 15, 20, 25 e 30]


Decidiu sair numa caçada Pokémon? Se cuida, segura as pokébolas e VAI! Mas volta, que ainda temos um monte de dicas para compartilhar.
Não vai sair agora? Nem tão cedo também? Não faz ideia do que poderia ser uma pokéstop porque tudo é um grande deserto?

Você não está só, colega. Minha cidade é mais ou menos assim: 
MAS HAVIA UM PONYTA ALI!!!

Aproveita que já está e vem nos fazer companhia nas nossas redes sociais! Lá é mais movimentado. :D



7 comentários:

  1. Olá!
    Que loucura! rs
    Vejo meu filho parecendo doido capturando Pokemon rs
    Ele vai acabar perdendo a namorada kkkk
    Estou sem cel, ele tá pra chegar, vou fazer um teste, depois de "véia" rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    Meu irmão está assim: caçando Pokemon sem parar! :D

    Beijos!
    leelerblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, esse jogo virou febre...o maior sucesso de downloads em menos de 24 horas.
    Você acredita que voltei a assistir os episódios da primeira temporada do anime só por causa desse bumm do jogo...pura nostalgia.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Que vício esse Pokemon, hein! Já ando me sentindo uma dinossaura, pois aqui na minha casa eu sou a única que ainda não se rendeu. Adorei o post, quem sabe me animo e começo.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  5. Olá, achei bacana a ideia do post sobre esse jogo que virou uma febre mundial. Como eu não sou da geração pokemon, não me interesso pelo jogo, felizmente ou infelizmente neh kkkk. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. É um jogo fascinante, que leva o indivíduo a sair por aew a fora caçando monstrinhos, e faz aquele desejo de moleque de ser um Ash, ser um mestre Pokémon se tornar realidade através do jogo, é bacana e também é necessário atenção redobrada para evitar furtos, roubos e até acidentes. Mas é jogo muito maneiro que colocou muitas plataformas no bolso

    ResponderExcluir