Um Livro, Um Filme - O Guia do Mochileiro das Galáxias

20:22 C. 1 Comments

por Aline Santana

Oi galera! Tudo bem?

Hoje começamos por aqui uma parada nova, chamada "Um livro, um filme". Alguns de vocês devem ter visto a mesma discussão no nosso Instagram, e ela consiste principalmente em comparar a adaptação de determinado livro na minha estante para as telonas (ou a adaptação de algum filme para livro, que também acontece). Pra começar o quadro, vamos falar com propriedade, não é?! 

Todo mundo sabe que eu sou apaixonada por Douglas Adams e ainda mais pelo Guia do mochileiro das galáxias (obrigada, Editora Arqueiro, por trazer para nós essa trilogia de cinco gostosa), portanto decidi comentá-lo primeiro.

O livro

Aline Santana - Trilogia H2G2
Foto: Aline Santana

Publicado em 1979, e cuja história foi criada inicialmente para ser uma série de rádio, conta a história de Arthur Dent, terráqueo, amigo de Ford Prefect -- quem acreditara também ser terráqueo --, contudo o que viria a acontecer tornaria sua vida pacata em uma loucura e o transformaria em um mochileiro, como seu amigo Ford (que na verdade era cidadão nascido aos arredores de Betelgeuse).

Aline Santana - H2G2
Foto: Aline Santana

O livro é bem escrito, tem um sarcasmo que só Douglas Adams consegue expressar, arranca risadas em vários momentos e também traz algumas reflexões (também de forma escrachada característica de Adams), por tudo isso, esse é pra mim um livro cinco estrelas, com certeza favoritado no meu Skoob. ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

O filme

Foto: Divulgação

Apenas uma das adaptações da obra, a versão cinematográfica foi feita no ano de 2005, dirigida por Garth Jennings, e conta com Martin Freeman (Arthur Dent), Zooey Deschanel (Trillian) e Mos Def (Ford Prefect) no elenco. E, como o livro, também tem suas peculiaridades.

Alguns personagens são muito bem desenvolvidos no filme, no entanto alguns detalhes passam despercebidos ou são mal caracterizados mesmo. Eu diria que o filme tentou fazer um apanhado de mais de um livro da "trilogia", por isso ele
chega a ser até confuso em alguns momentos, deixando sempre a impressão de que algo se perdeu.

Sendo assim, a nota que daria para o filme seriam ⭐️⭐️⭐️ (em estrelinhas, 3), com créditos para a maravilhosa narração na versão brasileira feita por José Wilker.



"Gozado, justamente quando você pensa que a vida não pode ser pior, de repente ela piora ainda mais."
Não poderia deixar de mencionar Marvin, (meu personagem favorito) e neste ponto, apesar dos pesares, o filme moldou para minha mente o robozinho paranoico que eu tanto amo. Hoje, ao pensar em Marvin, só consigo imaginá-lo como exposto no filme, pequeno, com uma cabeça enorme e o "cérebro do tamanho de um planeta" -- é o que aquela cabeça com um QI pelo menos 30 bilhões de vezes superior ao de um ser humano comporta.

Entretanto, as funções para a quais é designado são as mais banais resultando então no PHG do androide, uma profunda e prolongada depressão, além de um sentimento de completo desprezo pela vida. "Vida? Não me fale de vida!"

Não posso deixar de comentar que, na versão original do filme, quem interpreta o androide são os conhecidos de todos os potterheads: Warrick Davis, que faz o corpo do robô e o grandioso Professor Flitwick, e o saudoso Alan Rickman, que fez com maestria a voz do personagem do Guia e o inesquecível Severus Snape.


O veredito 

Resumindo, o livro se sobressai ao filme, porém o filme é um ótimo entretenimento também. E aí, o que acharam? Querem ver mais qual livro/filme por aqui? Deixem seus comentários que eu terei o maior prazer em respondê-los! Um abraço e NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Aline Santana - H2G2
Foto: Aline Santana

Um comentário:

  1. Amei <3

    Amo os livros, mas faz tanto tempo que li que depois de ler esse post deu vontade de reler!
    O filme eu nunca vi, e tenho minhas dúvidas se devo assistir ou não...

    ResponderExcluir