O Conto da Aia - Livro

13:11 Unknown 0 Comments


Confesso que precisei respirar e organizar as ideias sobre este livro antes de resenhá-lo. O impacto desta obra é certeiro. Em alguns momentos da leitura precisava parar, respirar, refletir por alguns minutos e então, retomá-la. Este livro entrou para um dos preferidos da vida e teve o poder de me incomodar, de fazer me ajeitar na poltrona por causa da narrativa seca e direta da autora, embora bem descritiva. Uma breve sinopse: Em um futuro distópico mulheres são dispostas em castas e para cada uma destas são atribuídas funções para a manutenção do todo, como por exemplo: as Aias que serviam basicamente para reproduzir. As figuras de poder, assim como ainda vimos, só que aqui de forma incontestável e intransigente, eram representadas por homens. As mullheres já haviam conquistado direitos que as permitiam inclusive abortar. Aliado a isso, o meio ambiente estava degradado e, dentre as consequências disto, houve uma onda de infertilidade intensa.


Estes motivos foram usados como justificativa para a ação do grupo religioso que orquestrou todo o processo de tomada de poder. O presidente dos EUA foi morto e também grande parte do congresso. Offred, uma das Aias e quem narra a história, reflete sobre como não percebemos as mudanças que estão à nossa volta. Aquele grupo não agiu de uma hora para outra, houve planejamento e suas ideias já estavam sendo disseminadas há muito tempo. Em momentos de aflição ela relatava alguns acontecimentos de sua infância e tentava acreditar que aquilo tudo que estava acontecendo, era apenas uma história.


“Gostaria de acreditar que isso é uma história que estou contando. Preciso acreditar nisso. Tenho que acreditar nisso. Aquelas que conseguem acreditar que essas histórias são apenas histórias têm chances melhores.” ( p.52)

Com o romance a autora reflete sobre a fragilidade dos direitos das mulheres e sobre as novas noções de comunidade. Uma vez que, aqui, ao considerar as novas configurações de família e sociedade, existem formas que se divergem do que esse grupo fundamentalista acredita ser certo diante do todo-poderoso.

Observamos então o regresso dos costumes e a culpabilização das mulheres pelo quadro de suposta urgência para mudança de costumes.

“Incapacidade de sentir. Os homens estavam perdendo o interesse pelo sexo. Perdendo interesse pelo casamento.” (p.250)  

O que é possível perceber, após a leitura, é que já estamos numa distopia. A diferença é que a opressão é mais sutil e por isso, muitas vezes imperceptível. Quanto à série, já assisti e trarei os comentários em outro post. Avaliei em 5 no skoob.

 E vocês, o que acharam do livro?

0 comentários: