Nerdoteca + Senta aqui, Vamos comentar: Dirk Gently's Holistic Detective Agency.

09:06 Aline Santana 2 Comments

Hey nerds, tudo bem?!

Recentemente foi lançada na Netflix uma série que eu já estava esperando há MUITO tempo.
Dirk Gently's Holistic Detective Agency ou simplesmente Dirk Gently - Detetive Holístico, é baseada num livro com o título Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently (acho que o objetivo da Netflix era reduzir esse título, mas prefiro ele assim) escrito por Douglas Adams o "pai" do dia da toalha, que ficou conhecido justamente pela "trilogia de cinco" d'O Guia do Mochileiro das Galáxias, essa pode não ser uma série fácil de gostar, justamente por ter todas as características da escrita de Douglas Adams que muitas vezes parece viajado demais e acaba não agradando muito se você não gosta de sarcasmo, não conhece a escrita dele, ou, simplesmente se você não é nerd, se você passou pelo teste de se enquadrar em todas essas afirmações, ok, se não, continue a leitura, você pode se surpreender.




Este ano, em agosto, chegou pra mim, numa parceira com a Editora Arqueiro para o aniversário de um ano do Uma Nerd Literária (evento que aconteceu quase que inteiramente no nosso Instagram, mas que ano que vem eu já estou correndo pra fazer algo maior aqui no blog e também presencialmente pro povo daqui de Recife) o livro Dirk Gently, como era Douglas Adams, autor que eu já amava desde o Guia, eu praticamente o devorei na leitura, pois, desde O Salmão da Dúvida, último livro que eu tinha lido de Adams, eu sentia falta da escrita cômica-sarcástica-inteligente dele. Dirk não me deixou triste, se você conhece Adams, mas ainda não leu Dirk, tá perdendo tempo. Você consegue identificar Douglas Adams nas entrelinhas, é real, você quase pode ouvir o José Wilker fazendo a narrativa. (é meio louca a ligação que eu faço entre escrita de Douglas Adams e narração de José Wilker, mas isso é culpa da adaptação pra cinema d'O Guia do Mochileiro das Galáxias).



Quase que ao mesmo tempo em que recebi o exemplar da Arqueiro de Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, a editora estava lançando o segundo livro da duologia que se chama A Longa e Sombria Hora do Chá das Almas, que até agora, ainda não chegou aqui, mas que foi o meu presente de natal deste ano e ainda essa semana vocês vão ver fotos por aí nas nossas redes sociais.


Porém, vamos falar sobre a Série?




Ficha Tecnica:
Estrelando: Samuel Barnett, Elijah Wood e Neil Brown Jr.
Gêneros: Séries, Séries dos EUA, Séries cômicas, Mistérios para TV, Ficção científica e fantasia para TV, Séries de ação e aventura.

Dirk Gently é uma série da BBC America, adaptação da obra homônima de Douglas Adams, produzida pela Netflix, que adquiriu os direitos para a exibição fora dos Estados Unidos, e assim fazendo-a chegar até nós, aqui no Brasil.

Um caso misterioso leva o jovem Todd a ser o assistente de um detetive excêntrico que se utilizará de métodos não convencionais para desvendar crimes. (descrição da Netflix)

Como já conhecia a história, fiquei imensamente curiosa pra conhecer a sua adaptação para série, à principio, eu temi que não fosse tão boa e que não honrasse Douglas Adams como deveria, mas para minha surpresa, a série conseguiu já começar boa. Agora além de ler Douglas Adams eu posso também ver uma adaptação benfeita (Coisa que deixou a desejar no filme O Guia do Mochileiro das Galáxias, contudo, não foi suficiente pra me fazer não gostar do filme).

Uma mistura de Gêneros digna de Douglas Adams, com personagens loucos, carentes, medrosos, com bastante ação, mas, que não deixa de lado o ser cômico, que faz com que vejamos através dos personagens e que nos faz querer assistir mais e mais, até enfim concluir os oito episódios da primeira temporada.

Por isso que afirmo, se você der uma chance para esta série, mesmo não sendo o seu gênero favorito, vai acabar se apaixonando por Todd e por todas as coincidências que o envolvem nesta trama louca/de coincidências/sensacional. Para mim, Aline, a Nerd Literária, esta série foi um dos melhores lançamentos da Netflix esse ano, empatando com Stranger Things.

E você, já viu?
O que achou?
Conta aqui pra gente! <3
Um abração!

2 comentários:

  1. Eu nao sabia desse livro dele, e caiu no momento que eu estava relendo o livro 01 da trilogia de 05. Quando começou o primeiro episodio e eu li o nome dele pensei "um cara com o nome igualzinho..." Ai no decorrer fui notando o estilo de narrativa e a genialidade das riquezas dos personagens. "nao pode ser tanta coincidência o nome e a forma de se expressar..."

    Eu simplesmente revirei a serie, e fiquei super curioso com o livro, mas tem tantos na fila de leitura que vou postergar esse, e, ja fico feliz em saber que a adaptação esta fiel. Nao perderei (tanto) em nao ler agora.

    ResponderExcluir
  2. Eu ja tinha visto esse livro várias vezes na livraria, mas sempre deixava pra adquirir numa próxima compra. Tinha dúvidas se eu realmente iria gostar. Quando vi no catálogo da Netflix nao deixei pra depois, assisti, e adorei. Que série maravilhosa. Já quero ler o livro o mais rápido possível.

    ResponderExcluir