Quando os Games invadem a literatura: A Guerra dos Consoles.

16:11 Aline Santana 9 Comments

Hey nerds, tudo bem com vocês? Já disse que adoro conhecer a história por trás das coisas? Enquanto conheço muita gente que não gosta de ler não ficção, quando é a história de algo que eu gosto, vou pirar  até que enfim eu a leia. Com a Guerra dos Consoles não foi diferente, aliás, muito pelo contrário, assim que eu soube do seu lançamento ano passado pela Editora Intrínseca eu enlouqueci de vontade de tê-lo, quando ganhei de presente, pulei de tanta alegria... Isso já faz um ano, e depois de tanto tempo, achei que seria interessante comentar com vocês...





Sinopse: Da mesma forma que outras grandes rivalidades modernas, como Coca-Cola versus Pepsi e Apple versus Microsoft, redefiniram cada competidor e reescreveram a história dessas empresas, o intenso combate entre Sega e Nintendo nos anos 1990 revelou o melhor e o pior de cada uma e mudou para sempre o mundo do entretenimento, fazendo nascer uma indústria mundial de 60 bilhões de dólares.
Na época a Nintendo praticamente monopolizava o mercado de videogames, enquanto a Sega era apenas uma empresa instável de fliperamas. Tudo isso iria mudar com a chegada de Tom Kalinske, um ex-executivo da Mattel que podia não saber nada de jogos eletrônicos, mas era expert em travar batalhas impossíveis. Suas táticas arrojadas combinadas às ideias ousadas de seus funcionários transformaram a Sega por completo e a colocaram num patamar ameaçador para a hegemonia da Nintendo.
Tendo como base mais de duzentas entrevistas com antigos funcionários de ambas as empresas, Blake J. Harris revela os guerreiros, as estratégias e os diversos fronts de batalha da grande guerra entre esses colossos do entretenimento eletrônico. Passando por momentos-chave da história dos video games — como a criação do Sonic, os lançamentos dos consoles Mega Drive e Super Nintendo e a chegada do jogo Donkey Kong Country às lojas —, Harris retrata essa indústria de maneira inédita e recria com propriedade a energia e o sentimento de todos os nomes importantes da Sega e da Nintendo. Um verdadeiro thriller que mostra os bastidores de uma batalha épica pelo coração e pelo dinheiro de gamers do mundo inteiro e como tudo isso mudou e marcou definitivamente a cultura pop.




Me digam, minha gente, só com essa sinopse, se você foi criança nos anos 90 e jogou videogame, com certeza já iria querer lê-lo só pra saber das estratégias e dos processos, não é mesmo? Por isso a curiosidade level master me bateu, eu vivia comparando os jogos de Super Nintendo e Mega Drive e por isso foi extremamente interessante ler sobre os bastidores dessa "guerra" Nintendo versus Sega.
Ps: Eu não tinha videogame, mas tinha primos próximos que tinham, passava noites na casa das tias jogando videogame. 
Ps 2: Aparentemente, este foi meu primeiro vício.




E em relação a detalhes, o autor está diversos levels acima de nós, o livro fala sobre o início da Nintendo, o início da Sega e a identidade das duas empresas. A Nintendo ficou rotulada como produtora de jogos "para crianças" e a Sega por fazer jogos voltados para o público mais adulto. A Nintendo também se caracterizou por monopolizar demais o mercado antes da Sega estourar. O fio condutor do livro é a ida de Tom Kalisnke, um agente de marketing extremamente brilhante, que quando estava de férias recebeu uma proposta "irrecusável" para trabalhar na Sega. preciso dizer que foi um sucesso?


 Até hoje os games são influentes nas nossas vidas, e esse foi um tiro certeiro da Intrínseca, todo nerd que curte games, provavelmente ama o Super Mário (vide quantidade de pessoas nas filas do Mc Donalds para adquirir os bonequinhos do Mc Lanche Feliz), sendo assim, este livro certamente é uma ótima opção se você é Colecionador, senão, talvez nem chame muito sua atenção, como certamente chamou a minha.

Eu simplesmente AMEI!

Espero que gostem de conhecer também. <3

Hey nerds! Cheguem lá nas nossas redes sociais! ;)
Facebook || Twitter || Instagram


9 comentários:

  1. Olha, esse tipo de livro não faz muito meu gênero apesar de amar games, mas gostei da sua resenha e quero ele pra colecionar haha

    ResponderExcluir
  2. Gente eu adorei suas fotos, lindíssima, quanto a resenha eu gostei bastante, muito bem feita. Parabéns pelo trabalho.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. aaah,eu queria muito, pela nostalgia mesmo *-*
    cresci jogando video games, ia ao playtime da minha cidade hehee
    esses bonequinhos de Mario estão lindos *--*
    anotei a sugestão,espero ter a chance de ler^^
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Que legal esse livro! Quando eu era criança, eu jogava muito, mas não sou fã o suficiente para adquirir o livro, no entanto, para quem é, é um prato cheio! Não conhecia o livro, mas é sempre bom saber de coisas novas. Já estou seguindo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Eu sou dos anos 90, joguei muito Nintendo quando criança, mas não fiquei com vontade de ler o livro :/

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    confesso que sou péssima em games e por isso não jogo muito. ={
    Gostava bastante dos jogos da Nintendo, mas hoje não tenho praticamente nenhum contato com jogos. ótima aposta da intrínseca, principalmente para quem gosta de descobrir "os bastidores", como você.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline,

    Vivi os anos 90 e acompanhei essa briga da Nintendo e da Sega, apesar de não termos a Internet como fonte inesgotável de informação que temos hoje. Não fui viciado em games, mas curti bastante.
    Já estive com o livro nas mãos para comprar, mas acabei optando por outro. Fiquei com medo de ser muito técnico, mais voltado para estudantes de Marketing.
    Gostei da resenha e pretendo ler em breve.
    Abraços,
    André, do Garotos Perdidos
    PS: Você já está participando do sorteio de 8 livros e 2 brindes que está acontecendo no Garotos Perdidos e em blogs parceiros? Participe e Boa Sorte!!

    ResponderExcluir
  8. mulher foquei mais nas fotos pra ver os bichinhos do q na resenha em si kkkkk mas o livro parece curioso, não sei se leria mas achei curioso, tbm amo ir afundo nas coisas e descobrir a origem

    ResponderExcluir
  9. Adorei as fotos e a resenha... E deixa confessar eu tinha um mega drive e achava que o mundo era aquilo, Sonic Forever. Daí meu pai me deu um nitendo daí eu ficava sofrendo de amor aos dois e não conseguia mais escolher hauahuahuahaa
    Então hj sou team sonic+mario rs.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir