Senta aqui, vamos comentar: Donnie Darko

08:26 Aline Santana 15 Comments

Hey pessoas, tudo bem?
Como todos sabemos, esse mês tem Halloween! Portanto, eu decidi trazer pra vocês alguns textos que surgiram por questionamentos após ler-assistir algumas coisas dos gêneros Terror/Suspense.
Este texto vai partir de um formato diferente mesmo, e eu vou tentar interagir com o máximo de pessoas possíveis (logo, se este título chamou sua atenção, deixa um comentário!) e após toda interação, quem sabe não escrever um texto comentando os comentários?

Sobre Donnie Darko: Havia muito tempo que eu tinha assistido esse filme, não me recordava muito bem da história, mas, acompanhando algumas resenhas do livro lançado pela Darkside Books, um desejo crescente de revê-lo (e aproveitar os dias propícios a falar sobre ele aqui) me levaram a buscar na Netflix (Netflix, te amo!), fiquei muito feliz quando vi que ele estava lá, convidei a minha irmã e ontem à noite nos rendemos ao Frank e ao Donnie!

Primeiramente, não sou à favor de Spoiler em nenhum caso, ou seja, mesmo que este seja um filme de 2001, será um texto Spoiler Free, caso queiram falar com spoiler, favor, acrescentem um
 ☠ SPOILER ALERT .





Resumo do filmeDonnie Darko é um filme norte-americano do ano de 2001, dos gêneros ficção científica, drama e horror escrito e dirigido pelo estreante Richard Kelly. Apesar de não ter alcançado notória popularidade, o filme recebeu e participou de grandes premiações, obteve, ainda, criticas positivas pelo enredo e trilha sonora, se tornando um clássico do cinema "cult". Mesmo após inúmeras tentativas e introspecções, o final do filme é carregado de dúvidas e incertezas e diversas interpretações são possíveis.
Fonte: Wikipedia



Resumo do livro: Você ainda não viu esse filme. Mesmo que seja fã de carteirinha, e já tenha assistido a Donnie Darko mais de uma vez - ou dez, ou quinze, quem está contando? Pois a versão que a DarkSide Books está lançando em 2016 é inédita. Pela primeira vez no Brasil, você poderá entrar de cabeça no universo paralelo de Frank, Donnie e seu criador.
Não se trata de uma adaptação do longa-metragem de 2001, e muito menos de um romance que poderia ter inspirado o cineasta Richard Kelly. DONNIE DARKO, o livro, apresenta na íntegra o roteiro original. A primeira materialização da história, sua chance de conhecer a visão original dessa intrigante obra-prima. Kelly escreveu Donnie Darko muito antes de conseguir ordenar luzes, câmera, ação. E mesmo sem atores, figurinos e efeitos especiais, Donnie já estava lá, angustiado com o fim do mundo anunciado por um arauto vestido de coelho.
Fonte: DarkSide Books

Sim, o livro e o filme aparentam ser diferentes, (e são!), o livro, como costumam ser as edições da DarkSide é surpreendente de tão bem feito. (Não o tenho AINDA, mas, para poder escrever sobre, visitei a livraria Leitura no Shopping Tacaruna e as livrarias Cultura e Saraiva, ambas no Shopping Riomar em Recife, como também acompanhei diversas resenhas da internet.). Mas, como não possuo o livro, este não vai ser um texto focado nele, contudo ele precisa ser mencionado, pois como pudemos ver acima, no resumo feito pela editora, mesmo que você tenha visto o filme inúmeras vezes e seja fã do mesmo, você ainda não entrou de cabeça no universo do Donnie, é real, gente, chega a ser bizarro de tão real, quando você começa a ler, você entra no universo de Donnie! AGORA, EU ACREDITO EM VIAGENS NO TEMPO!



Enquanto eu revia o filme, me vinham flashes na memória, parei algumas vezes, comentando com Alice (Sim, criativo o nome da minha irmã feat o meu. Sim, ouvimos piadinhas sobre dupla sertaneja. Sim, nos perguntam se somos gêmeas.), encontrando denominadores, traçando nossos achismos e pausando pra que ela pesquisasse na internet o nome da música da trilha sonora (Santana cult, ALICE).

Não é grande coisa dizer que, comentando, encontramos traços de Stranger Things (Netflix, lhe seremos gratas para sempre), referências entendidas com sucesso (estamos até pensando em rever Stranger Things pra ver se encontramos algo mais. Seria esse o início da nossa própria teoria? ~viagem~), mas, apesar do enredo inicial se parecer um tanto comum, ele enche nossas cabeças de questionamentos (pessoas que assistiram e leram ou fizeram um dos dois, favor, contem-me o que acharam), é de perder o fôlego, querer voltar e refletir, acabamos ficando um pouco esquizofrênicos como Donnie.

"A história de Donnie Darko é fácil de resumir – e talvez por isso mesmo ele tenha se transformado no filme preferido de tanta gente mundo afora: um adolescente problemático, com sintomas de esquizofrenia e sonambulismo, escapa da morte quando uma turbina de avião cai no seu quarto. Ele passa a ter visões com Frank, o humano numa estúpida roupa de coelho, ou seria o contrário?" - Darkside Books

Estou fechando o texto para abrir a discussão,
Dentro do assunto Donnie Darko o que vocês querem falar?

Ps: Espero que alguém queria comentar "A Filosofia da Viagem no Tempo" por Roberta Sparrow ou como é carinhosamente conhecida, Vovó Morte.

Um abraço da Nerd!




15 comentários:

  1. Eu acho que o mais fantástico em Donnie Darko é justamente o que tu acabou de fazer: chamar pra conversar.
    Donnie é um desses filmes que você NÃO VAI ENTENDER de jeito nenhum na primeira vez que assiste. Ou na segunda ou na terceira. hahaha A não ser que você vá pesquisar e debater. Donnie é um filme que se arrasta pra fora da tela e te prende dentro de uma rede de suposições e estudos infindável - E SENSACIONAL!!

    AMO viagens no tempo e todos os filmes/livros relacionados a isso e Donnie é um dos melhores.
    Mas eu quero comentar spoiler porém acho que não devo mas eu quero mas não devo e

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi o filme nem li o livro, estou postergando ambas as coisas, mas adorei seu post! Ficou muito legal e não teve spoiler s2!!!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Aline, tudo bem?
    Eu não conhecia o filme e nem o livro :3
    Não vejo filmes de horror ou terror, mas gosto de ler. Tanto que a Dark é uma das minhas editoras favoritas hahhahhahah. Mas os livros custam uma fortuninha e eu não estou podendo ahhaahah. Então ainda não adquiri esse livro. E lendo sua postagem, acho que não leria. Sei lá, acho que funciona melhor para os fãs do filme. Pelo que eu entendi é um roteiro, certo? E daí não é muito minha praia.
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Menina as informações são inéditas para mim.
    Não conheço o filme Donnie Darko, mas hoje mesmo vou procurar no Netflix. E vindo da DarkSide o livro com edição inédita vai ser um sucesso.
    Bjs e valeu pela dica, vou assisti e passo aqui pra contar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, que viagem! Sério não vi o filme e nem li o livro, mas to achando fascinante tudo, inclusive os comentários e toda essa dinâmica de conversar e muito pra tentae entender tudo. Já gostei do livro e o filme serem diferentes, e o fato de ficarmos nessa dúvida entre quem está nesse mundo pararelo que eles criam em suas mentes foi inovador pra mim. Parabéns pelo post e curti todos os comentários a cerca do assunto, vou pesquisar mais sobre o filme, quem sabe eu assista, bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá! Que post bacana e diferente! Eu não conhecia o livro nem a adaptação para filme, e apesar de não curtir muito o gênero, vejo que parece um trabalho interessante! Parabéns por propagá-lo!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro nem o filme, mas amei o seu post. Esse mês temático Halloween está com tudo. Parabéns!
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Caraca! Que post legal!
    Olha eu vou confessar que já estava louca pelo livro, agora mais ainda.
    Eu já assisti esse filme algumas vezes (quem está contando, né?), mas esse final cria muitas dúvidas na minha cabeça ainda rs.
    Eu sou meio lerda mesmo, mas assisto sempre esperando o mesmo, e creio que isso que atrapalha minha imaginação, por esse motivo quero o livro. Para poder entender melhor esses dois.
    Amei o título. Senta aqui. hahahaa
    Parabéns pelo post *-*
    Beijos

    casinhadaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. hahahahl legal vc ser de Recife... quem sabe a gente se esbarra por ai? sobre o livro,ainda pretendo comprar e assim como vc, volta e meia me pego com ele nas mãos nas livrarias, acho que vou me dar de aniversário...
    o filme eu vi com meu marido e quando terminamos a sensação que ficou foi deter viajado com Donnie hehehe
    queria ler o livro e pretendo rever a obra pra entender melhor a história...
    bjs...

    ResponderExcluir
  10. Amo filmes e livros que nos fazem refletir, pesquisar, debater, pesquisar, enfim, vivê-lo tanto dentro como fora da tv ou das páginas. Donnie Darko, com certeza, é um deles. Gostei bastante da sua resenha e de como chama para dialogarmos. Muito sucesso com o blog, bjoo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não vi o filme e nem li o livro.
    Sei que não farei nenhum dos dois porque sou muito medrosa e já não curti só pelas imagens do seu post.
    Comentários bacanas.
    Certeza que quem já leu ou assistiu ficou empolgado.

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline! ^^
    Ainda não li e nem assisti o filme, mas conheço o mesmo porquê gosto muito do ator Jake, cheguei a pesquisar filmes dele. hahahahaha :D Tenho muito interesse no assusto viajem no tempo e tem um vídeo do canal Pipocando que super te recomendo onde eles falam sobre o livro e o filme e explicam a teoria do filme e a própria teoria deles, mesmo sem ter visto o filme eu olhei e é muito legal. Recomendo! Você já viu?

    Beijocas e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  13. Oi flor, assisti recentemente o filme e adorei, ele é bem louco, do jeitinho que eu gosto, kkkk

    O livro lançado pela Dark eu comprei também tem pouco tempo, mas ainda não consegui ler, espero fazer em breve. Adorei a postagem, parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oieee
    Sou apaixonada por Darko, quero muito o livro, mas cadê grana pra comprar? Vou pedi-lo de aniversário, vai que cola, você já assistiu a sequencia?
    Não é tão bom, mas é bem interessante também e dá mais explicações sobre essa questão de viagem no tempo.
    Acho que o principal ponto da obra é deixar o telespectador em dúvida, viagem no tempo ou esquizofrenia pura e simples.
    Adoooro.
    beijoos

    ResponderExcluir