Nerdoteca: Em Algum Lugar nas Estrelas - Clare Vanderpool.

10:17 Aline Santana 14 Comments

Olá gente, tudo bem com vocês?!
Hoje estou aqui trazendo pra vocês uma resenha de um livro dos ~Amorzinhos~.
Um livro bem diferente do que eu costumava ler, uma aventura protagonizada por dois meninos pra lá de especiais com os quais eu pude viver por um tempo e que provavelmente vou levar pra vida.

    Em Algum Lugar nas Estrelas (título original - Navigating Early) escrito por Clare Vanderpool foi um dos livros trazidos pela DarkSide Books ao Brasil este ano, assim que eu li a sinopse desejei quase que instantaneamente tê-lo em mãos, não só porque me apaixonei à primeira vista por Early Auden, mas, por que, venhamos e convenhamos, essa edição é MARAVILHOSA, então, vamos deixar de enrolação e vamos direto ao que interessa?



Sinopse: EM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS é um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine (o mesmo estado onde vivem Stephen King e boa parte de seus personagens). O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden.

Early, um nome que poderia ser traduzido como precoce, é uma descrição muito adequada para um prodígio como ele, que decifra casas decimais do número Pi como se lesse uma odisseia. Mas, por trás de sua genialidade, há uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo e de lidar com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor.

Obsessivo, Early Auden tem regras específicas sobre que músicas deve ouvir em cada dia da semana: Louis Armstrong às segundas; Sinatra às quartas; Glenn Miller às sextas; Mozart aos domingos e Billie Holiday sempre que estiver chovendo. Seu comportamento é um dos muitos indícios da síndrome de Asperger, uma forma branda de autismo que só seria descoberta muito tempo depois da Segunda Guerra, e que inspirou personagens já clássicos como o Sr. Spock (Star Trek), o Dr. House e Sheldon Cooper (The Big Bang Theory).

Quando chegam as festas de fim de ano, a escola fica vazia. Todos os alunos voltam para casa, para celebrar com suas famílias. Todos, menos Jack e Early. Os dois aproveitam a solidão involuntária e partem em uma jornada ao encontro do lendário Urso Apalache. Nessa grande aventura, vão encontrar piratas, seres fantásticos e até, quem sabe, uma maneira de trazer os mortos de volta ainda que talvez do que Jack mais precise seja aprender a deixá-los em paz.

EM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS é uma daquelas grandes histórias que permanecem com você por muito tempo, perfeita para ler entre amigos ou passar de pai para filho. Tudo que é real pode ser uma grande fantasia ou uma coincidência inevitável. Somos muito mais que um simples desejo do acaso. Nossos caminhos vão se cruzar no primeiro semestre de 2016 nesta obra premiada com o Printz Honow Award em 2016, indicada a outra dezena de prêmios e eleita o livro do ano em dezenas de listas preparadas pelos leitores.


      Bom, agora que vocês já estão por dentro, vamos ao que eu tenho a dizer sobre o livro.


      Eu tinha em mente a ideia de iniciar falando da improvável amizade entre Early Jack, primeiramente por que, só entendendo isso você vai conseguir emergir nesta história. Jack, o "duplamente novato" na cidade e na escola, perdeu a mãe recentemente, a sua vida está o próprio caos, escola nova, ele não consegue fazer nada dar certo e acaba vivendo desventuras em série, quando Early, o menino mais estranho/antissocial decide aproximar-se e deixá-lo se aproximar, acima de tudo, pois como sabemos, é normal que uma pessoa portadora de Síndrome de Asperger evite a aproximação com outras pessoas, só que no caso deles, criaram uma relação mutua, apesar de Jack considerar Early o garoto mais estranho de todos, e, após aproximar-se dele e notar que não é só o que ele acha, é o que realmente Early é. Um fissurado por uma busca, que os leva a viver uma grande aventura, que tem um sapo de estimação, ouve músicas de acordo com os dias da semana e separa balas de goma por cores quando algo sai do rumo esperado, para tentar manter a calma e o controle.



"Early foi sentar na cama. Pegou um pote de balas de goma na prateleira, despejou-as sobre a cama e começou a separá-las por cor. Acho que era algo que ele fazia para se acalmar."

    O livro é dividido da seguinte forma: Um capítulo entitulado por nome de alguma constelação que é o que vai direcionar o que acontece naquele capítulo, sempre narrada por Jackie e o próximo a algum passo de Pi, que são basicamente histórias contadas por Early.

Sim, o Early tem uma motivação maior a sair numa grande busca e "recruta" Jack a segui-lo (não vou dizer a motivação, pois,SPOILER FREE), moldando-o para que ambos possam além de ser amigos, ser uteis um ao outro. Um fato importante é  o que um não desiste do outro, mesmo após algumas decepções e isso acaba sendo tempero para esta amizade incomum, afinal, ambos necessitam igualmente um do outro, mas eu sou levada a acreditar que toda a essência não está apenas nisso, eu vejo muita superação, a descoberta de sentimentos ocultos, de coisas a serem dominadas, medos e traumas a serem quebrados, e acima de tudo conexão, uma ligação muito forte entre os personagens que é o que nos faz refletir.

"O que é mais importante?, pensei. procurar ou encontrar? Minha mãe diria que era procurar. Meu pai, encontrar"

Este livro tão lindo, tão leve e sutil me trouxe a muitas reflexões sobre a importância das pessoas, assim como as constelações, temos ligações, aprendemos muito uns com os outros, neste caso o Jackie aprendeu muito mais do que imaginaria que fosse possível com Early, não que ele não acreditasse no garoto, mas, o fato de ele ser diferente, que poderia ser o maior motivo para não querer essa amizade, afinal foi o fator que fez com que o que eu ouso dizer, foi a melhor amizade que ele poderia ter.




Este não é mais um livro de capa bonita, ele é lindo por dentro e por fora, dotado de sentimentos e emoções, ouso dizer que é o mais bonito da minha estante.

Novamente, obrigada Darkside Books por este presente de aniversário do blog, vocês são sensacionais. <3


Para finalizar, a nota dele no Skoob é 4,5. Mas, pra mim é 5, por tudo o que ele me fez sentir, e, que eu tentei colocar aqui em palavras pra vocês.

☠ ☆ 

Gostou do texto e está afim de comprar o livro? Tem aqui ó: Amazon

Bom pessoal, então é isso! 
Até a próxima, abração e fui!

14 comentários:

  1. Olá! Gostei bastante do livro, principalmente por focar dois personagens tão contrapostos que tem uma amizade que vai sendo construída diante das diferenças que eles tem. A fantasia da trama também deixa a história mais atrativa. Se eu tivesse que fazer alguma apontamento talvez fosse no fato de que o narrador deveria ser o Early. Ia ser muito interessante observar a história pelo ponto de vista peculiar dele. Parabéns pela resenha. Grande abraço.
    http://tomoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, esse livro realmente parece ter uma história muito bonita e o fato de se passar ao fim da Segunda Guerra torna tudo ainda mais interessante.
    Tem um livro que eu já li: Memórias de Um Amigo Imaginário- Matthew Dicks que e também é bem legal e um dos personagens principais é um menino autista, talvez você se interesse.
    Beijos,
    sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline! Tudo bem?
    Não conhecia o livro e guria... me apaixonei por ele. Sua resenha ficou incrível! Isso sem falar que a história se passa durante a guerra, período que gosto muito nos livros, por conta dos sentimentos da pessoas na época. Dica anotada!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Oiii Aline, tudo bem?
    Menina eu to completamente apaixonada por essa obra, eu quero tanto ler que você nem imagina, parabéns pela incrível resenha e dica super anotada <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. OOi!
    Quero muuuito ler esse livro. Confesso que o que chamou minha atenção de início mesmo foi a edição, que NOSSA, parece estar incrível. Depois de ler mais sobre ele então.... Quero mais ainda.
    Ótima resenha, só aumentou minha vontade de realizar a leitura.

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Parabéns pela resenha, ela traz um pouco das reflexões que nos esperam nesta leitura! A história parece tocante e o título já me deixa com um sorriso grande! Também amei a capa! <3

    BJs
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha! Quando vi esse livro me apaixonei pela capa. Quando li a sinopse me apaixonei de novo. E sua resenha fez esse trabalho mais uma vez. Definitivamente o primeiro livro da minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  8. Sempre via a capa desse livro, mas não passava pela minha cabeça que contava uma história tão amorzinha assim, eu amo persoangens com autismo, o sheldon mesmo é um dos meus preferidos da séries de tv, então ler esse livro para mim vai ser tão fascinante quanto foi para você,parabéns por sua resenha, você realmente conseguiu passar o quanto o livro foi especial

    ResponderExcluir
  9. Aline, nem sempre eu vejo que leria algo da Darkside, mas só babo no cuidado que eles tem na edição.
    Nesse caso, eu super quero ler, pois a história parece ser apaixonante.
    Early deve ser um personagem interessante de conhecer.

    ResponderExcluir
  10. Tenho curiosidade nesse livro por causa das resenhas, acho o enredo no mínimo curioso, para não dizer formidável, mas isso sempre com base nas resenhas. Porém, fico com receio, visto que os últimos livros que comprei da editora deixavam a desejar no quesito conteúdo.

    ResponderExcluir
  11. Eu li esse livro, e foi uma leitura maravilhosa, a amizade e a superação dos personagens é algo que nos transmite uma linda mensagem de amor. Adorei a resenha. Bjkas

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline!
    Mais que um livro,uma lição de vida e amizade.
    Confesso que fiquei meio com um pé atrás no início da leitura,mas aos poucos fui me encantando pelos personagens,pelo mundo,pelas histórias.....com certeza ficará gravado em mim por muito e muito tempo.
    E que capa maravilhosa é essa né,linda demais!!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Achei a sinopse fantástica e a capa é um adicional bem maravilhoso né? Com certeza lerei se tiver oportunidade, amo histórias de amizade.

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Fiquei encantada com a resenha, tanto pela premissa do livro, quanto pela forma que você resenha.
    Amo as capas da DarkSide e esta é realmente muito linda.
    Dica super aceita.
    Bjs

    ResponderExcluir