Depois de uma eternidade, minha carta de Hogwarts CHEGOU!

11:59 C. 0 Comments

O tão esperado e comentado jogo "Harry Potter: Hogwarts Mystery" foi disponibilizado para iOS e Android, para alegria de todas e todos nerds do mundo, na última semana, dia 25 de abril. O lançamento é através da Portkey Games, um selo voltado ao universo Harry Potter que faz parte da Warner Bros. Interactive Entertainment, e foi desenvolvido pela Jam City.  Este é o segundo jogo oficial baseado em uma franquia de JK Rowling: o primeiro, Fantastic Beasts: Cases from the Wizarding World, foi lançado no final de 2016 pela WB Games.

Divulgação/Portkey Games

A história do jogo leva você ao primeiro ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, anos antes dos fatos ocorridos em Harry Potter (mais precisamente em 1985). Voldemort já está á solta, Dumbledore é o diretor da escola e Snape já ensinava a disciplina de Poções. Em Hogwarts Mystery, você precisará aprender tudo sobre o mundo mágico, fazer amigos e descobrir onde está seu irmão mais velho, desaparecido após ser expulso de Hogwarts. O meio de encontrá-lo é seguir pistas em busca das Criptas Malditas, uma das coisas misteriosas que rondam a escola.

Lembre-se: É LeviÔsa, não LeviosÁ

Uma das coisas mais divertidas no jogo é o fato de ser baseado nas informações dos livros. Quem leu a série vai reconhecer poções, feitiços e encantamentos, assim como o personagem excluído que todos queríamos ter visto: o poltergeist Pirraça. Ele não faz parte da trama, mas é uma das figuras na animação. Outros personagens que encontramos durante a jornada, com os quais podemos interagir, são os professores Flitwick, Snape, McGonagall e Dumbledore, além do então guarda-caças Hagrid e outros alunos da escola, incluindo a incrível, fantástica, maravilhosa e insubstituível Ninfadora Tonks (cof cof) e Carlinhos Weasley. Estes dois, porém, só podem ser acessados nos anos posteriores.


Pirraça de vez em quando dá um susto quando sai da parede. Ou eu que sou assustada demais?

Seu avatar no jogo é muito bacanudo: você pode customizar características como a pele, rosto, cabelos, roupas e acessórios. Você também pode escolher (e posteriormente) mudar seu nome. Mais uma escolha que fica a seu cargo é a sua casa: assim como Harry Potter, o Chapéu leva totalmente em consideração suas ideias.

Sim, o nome da heroína da minha história é Cara Melo. Julguem-me.

Os gráficos são uma atração à parte: cheios de detalhes, até os personagens de background são ricos, têm expressões divertidíssimas e fascinam qualquer um (ou pelo menos a mim, não me julguem). Sempre que passo pelo corredor principal leste e as armaduras se mexem, não consigo evitar um sorriso com o esforço engraçado que uma delas faz:

A armadura parece comigo, quando me estico pra pegar o controle sem querer me levantar

Entre as partes ruins (e que fazem a gente perder a vontade, na real), está o sistema de energia do jogo, que está lá para nos pentelhar - e para conseguir uma graninha de quem estiver a fim de comprar mais energia, moedas ou gemas. Cada ponto energético leva 4 minutos para recarregar e os pontos extra (que estão espalhados pelos cenários do jogo) demoram MUITAS, MUITAS, HORAS para voltar a aparecer, forçando o jogador a se virar ou pagar pelas gemas.

Os desafios dentro de Hogwarts Mystery deixam um pouco a desejar também. Todas as interações são através de toques na tela e poucas são realmente empolgantes. Você pode duelar em alguns (poucos) pontos, mas as aulas de feitiços e poções são muito mais monótonas. Quem é das antigas vai sentir saudade dos jogos do Pottermore, infelizmente.

Ah, sim. Você quase morre. E vai ter que esperar muito tempo até conseguir se salvar


De toda forma, a experiência de imersão é divertida e vale a pena. O jogo em si nem é muito pesado e roda até no meu celular sem memória e velhinho. Quem continua curtindo o universo tem muito o que encontrar e desbloquear, e quem não conhece tanto assim pode aprender várias coisas novas. Agora deem-me licença para continuar a explorar o mundo. ESTE MOMENTO É MEU!!!!

Oops.
(ignore a bolinha da conversa ao lado, a gente consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo)

0 comentários: