"Mas eu não conheço o Maurício Gomyde!"

14:33 C. 5 Comments


Preciso confessar logo de cara que quem pronunciou a frase do título fui eu, sim, dias atrás. E era a mais pura verdade: nunca tinha lido qualquer coisa do tal Maurício até então. Mas ainda assim fui conferir, no último sábado (14), o lançamento de seu livro "Surpreendente!", na Livraria Leitura do Shopping Tacaruna.

Fui convidada para o evento e dei AQUELA googlada básica de quem estava, há anos, meio por fora o mercado literário brasileiro e conferi: o escritor tem bastante sucesso no Brasil e já conta seis livros publicados - o último deles foi lançado recentemente pela Editora Intrínseca. Entre os outros cinco, quatro foram publicados de forma independente. Como parceira curiosa e apreciadora de todo e qualquer bom debate, fui conhecer livro e autor.

Espaço na Leitura e a mesa do debate com os livros e brindes sorteados
O evento atraiu à livraria dezenas de fãs do Maurício, o paulista de franja e olhos azuis que sentou à mesa bem na minha frente. Leitores assíduos e conhecedores da obra encheram todas as cadeiras do andar superior da Leitura para um bate-papo descontraído e bem diversificado. A sintonia entre o autor e sua plateia durante a conversa era óbvia: garotas e rapazes por lá riam com o bom humor do Gomyde e se deliciavam com detalhes sobre a vida de escritor e os bastidores de cada livro de sua carreira.
Gomyde conversou sobre a carreira, os trabalhos e o mercado literário

Durante o papo, Maurício, que fala com uma segurança cativante sobre suas obras e a qualidade delas, contou como publicou seis livros em seis anos. Foi assim que ouvimos mais sobre a história de Pedro Diniz, personagem central de "Surpreendente!". Pedro é um cineasta recém-formado que põe o pé na estrada com os amigos a fim de criar sua obra-prima, alcançar o ponto máximo de sua carreira: fazer um filme que conquiste todas as pessoas e ganhe o maior prêmio do cinema brasileiro! Mas Pedro, além de seus ideais, tem consciência também da doença degenerativa que tira aos poucos sua visão.

No encontro, Gomyde trouxe os leitores mais para perto da história, contando como construiu uma personagem baseada em uma garota comum, escolhida por concurso (a Mayla) e como tornou o Pedro real aliando sua vivência como estudante de cinema e as pesquisas realizadas com cuidado extremo, além de uma aproximação real de quem tinha a mesma doença do protagonista. De fato, os personagens do livro são críveis e cativam, enquanto a escrita do autor dá confiança através de uma leitura muito bem ritmada (coisa importantíssima!).

Aline S., a Nerd-mãe deste blog, Maurício Gomyde (que nos concedeu breve entrevista) e... eu.


Para o caso de você nunca ter ouvido falar do autor até aqui, como aconteceu comigo: dá pra passar no seu blog, neste link aqui , ler suas crônicas no blog da Intrínseca e até mesmo ler um excerto de "Surpreendente!" no site lindo e cheio de conteúdo construído para o livro!

Se estiver achando pouco, corre pra ver também esse booktrailer massa:




***

P.S.: Sim! Agora eu já conheço o Maurício Gomyde e também um pouco do seu trabalho. Tenho até uma caneca estampada com uma capa LINDA de um de seus livros (no final do evento houve sorteios e sessão de autógrafos e fotos, gente! Se preparem para quando ele voltar :D). 

5 comentários:

  1. Que demais. Eu sou louca pra ler os livros deles,mas ainda não tive oportunidade. Mas,sempre que vejo alguém falar dele é exatamente isso,que ele é uma pessoa cativante e bem humorada. Adorei o texto,deu uma imensa vontade de ir logo conhecer o livro novo dele. Ahahaha... :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te empolgou! Segura essa vontade E VAI, porque sempre vale a pena conhecer autores daqui (ainda mais quando são bacanas!). :D

      Beijo, Keyla!

      Excluir
  2. Olá! Tudo bom?
    Eu sou fã declarado do Gomyde e posso assegurar que seu trabalho é maravilhoso. Ele escreve histórias tocantes e personagens tão lindos e cativantes que você gostaria de tê-los por perto. E surpreendente é um livro incrivelmente emocionante.
    Adorei seu blog e você escreve muuuito bem! Parabéns!
    Estou te seguindo e vi que você gosta de Star Wars, é fã! Fiz uma publicação do livro Star Wars pela editora Seguinte. Caso queira conferir visita o Blog: www.blogvidaeletras.blogspot.com

    Bjux
    Diego.

    ResponderExcluir
  3. Olá ^^

    Amo os livros do Maurício *o*
    Que sortuda você menina!
    Surpreendente é um livro lindo mesmo!

    Seu blog é uma gracinha, já estou seguindo ;)

    Bjks,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Preciso dar uma procurada nas obras do Maurício o pouco que sei é que além dele fazer sucesso ele tem cara de simpático hahaha.
    Beijos
    Ingrid

    ResponderExcluir